O que vem a ser Private Kitchen? Conforme definição da Wikipedia (em inglês) é:
"Speakeasy, também denominado de cozinha privada em Hong Kong , é um termo moderno em Hong Kong referindo-se a um estabelecimento não licenciado como restaurante para comer. Alguns dos problemas percebidos com o funcionamento de um restaurante em Hong Kong é a prática comum de proprietários de restaurantes extrair lucros através de cláusulas nos contratos de arrendamento, que levaram à criação deste tipo de restaurante.
Um speakeasy típico será baseada em um apartamento ou casa simples. Os clientes têm acesso através da campainha. Dentro, o apartamento será definido como um restaurante simples. Normalmente, ele fornece não só alimentos de qualidade feito em casa, mas a sensação de estar em casa. A publicidade é geralmente de boca em boca (daí o speakeasy), muitas vezes não é possível ter sinais evidentes de fora para anunciar a presença do negócio, como em um estabelecimento comercial normal".
Fiz alguns ajustes no texto...
Mas essa é a idéia de PRIVATE KITCHEN (cozinha privada).
Para nós, aqui no Brasil, ainda não existe este tipo de restaurantes, ou pelo menos registrados e reconhecidos tal qual lá na China... mas nada impede que possamos começar a fazer este tipo de trabalho.
Pode-se questionar que o nome do blog, esteja errado, pois é PRIVATIVE PERSONAL KITCHEN, mas essa alteração de palavras (privative, e não private) é intencional. A minha intenção é ter um serviço de Cozinha Privativa Pessoal.
E essa definição de privative deve ser um adjetivo:
E essa pessoa, neste caso, é o "cliente". O personal é a personalização conforme o gosto deste "cliente".
Mas deixemos tais considerações para mais tarde e vamos ao que interessa.
Nesta sexta-feira (22/10/2010) fui convidado (ou melhor, convocado) para fazer um nhoque de arroz na casa de amigos. A Dani me informou quantas pessoas iriam e passei o que seria necessário e, claro, sujeri o menu:
Entrada:
Crostini de verão
Coquetel de frutas
Prato principal:
Nhoque de arroz ao molho bolonhesa
Para fazer os crostines necessitamos de:
Pão de sal
Tomates maduros (de preferencia italianos)
01 pimentão amarelo
01 pimentão vermelho
Tempero verde
Manjericão
Rucula
Queijo mussarella (se tiver outro tipo de queijo como p.e. brie, gorgonzola etc. pode se usar)
Requeijão cremoso
Manteiga
Azeite
Modo de fazer:
Cortar o pão em fatias, ou no caso, conforme fiz cortar em 4 partes passar azeite e a manteiga no pão e levá-los ao forno pré-aquecido por 05 minutos. Retirar e acrecentar o queijo e voltar para o forno para gratinar.
Picar o tomate, os pimentões e os demais temperos e refogá-los em fogo brando com azeite. Coloque um pouco de sal. No final acrescente o requeijão cremoso e deixe ferver um pouco. Quando o queijo do pão estiver derretido, colocar essa mistura sobre os pães, arrume um pedacó da folha de rúcula (sem o talo) sobre tudo e sirva ainda quente... é muito bom, fácil, rápido de fazer e apresentável.
Variações:
Pode-se colocar neste creme camarões, ou acrescentar junto ao queijo presunto (preferencialmente o presuto cru), frango, carpaccio, file de peixe, siri desfiado... a criatividade é o limite.
E o povo caiu de boca...
Até o Ítalo que não gosta de "verde" aprovou... rssssssss
Enquanto a galera se divertia com o Crostini e o coquetel de frutas, eu fui preparar o nhoque.
Para a massa do nhoque é necessário:
02 xícaras de arroz cozido (pode ser dormido)
01 ovo
01 xicara de trigo
02 xícaras de leite
Cebolinha e salsa
Sal
01 colher de manteiga
Modo de fazer:
Bata tudo, menos o trigo no liquidificador até obter uma pasta grossa. Se achar que tem pouco ou muito leite, acerte o ponto. Tem que ficar fluído, mas sem ficar liquido.
Leve ao fogo e acrescente o trigo, em fogo baixo até começar a aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar (ficar morno), mantenha um pouco de trigo do lado, separe os bocados da massa sempre colocando um pouco de trigo para não grudar, faça rolinhos, corte no tamanho desejado.
Neste ponto, se não quiser utilizar toda a massa, depois de cortá-la, pode-se congelar para utilizar depois, mas lembre-se de levar ao congelador/freezer em uma vasilha como se faz com pão de queijo... bem separadinho para não grudar tudo...
Bom, voltando ao nhoque, esquente uma vasilha com água, temperos e um pouco de sal. Quando ferver, coloque a massa de nhoque em pequenas porções. Quando a massa começar a subir (boiar) retire e reserve. Repita o processo até utilizar toda a massa.
Faça um molho bolonhesa, bem cremoso.coloque tido em um refratário, cubra com queijo, e leve ao forno...
Quando o queijo derreter, é só servir...
É... deu fome... está na hora de almoçar...
E a maior alegria pra mim é essa aí em cima... rsssssssss
Nenhum comentário:
Postar um comentário